A infecção poderia se espalhar e se desenvolver em úlceras não cicatrizantes, com a pele crocante.
Não é fatal, porém pode ser dolorosa, comichosa e embaraçosa. Infecções que são graves podem levar à perda permanente de cabelos e até mesmo cicatrizes.
Se você estiver sofrendo de sintomas leves, eles provavelmente desaparecerão dentro de alguns dias com um simples autocuidado. Para foliculite mais severa ou persistente, talvez seja necessário consultar um médico sobre medicamentos prescritos.
Certos tipos de foliculite podem ser comumente chamados de pancadas de barbear, erupção cutânea e coceira do barbeiro.
Os sinais
Os sinais e sintomas da foliculite são:
- Pequenas espinhas, brancas ou vermelhas, que se formam ao redor dos folículos capilares
- Bolhas cheias de pus que se abrem e depois se sobrepõem à crosta
- Coceira, pele ardente
- Pele dolorosa e tenra
- Uma massa maciça e inchada
Quando você deve consultar um médico?
Você deve marcar uma consulta com seu médico caso sua condição seja grave ou se os sinais e sintomas não desaparecerem em poucos dias. É possível que você precise de um antibiótico ou antifúngico para tratar a doença.
Diferentes tipos de foliculite
Os dois principais tipos de foliculite são superficiais e profundos. O tipo superficial envolve uma pequena porção do folículo. Entretanto, o tipo mais profundo afeta todo o folículo, e tende a ser mais severo.
Os tipos de foliculite superficial são:
- Foliculite bacteriana. A forma mais comum é caracterizada por inchaços brancos com prurido. Ela ocorre quando os folículos pilosos são infectados por bactérias, mais comumente Staphylococcus aureus (estafilococo aureus). As bactérias estafilococos residem na pele ao longo do dia. Entretanto, geralmente causam problemas somente quando entram no sistema através de cortes ou cortes.
- Foliculite da banheira quente (pseudomonas folliculitis). Este tipo de foliculite pode causar comichão, vermelhidão e inchaços redondos que podem aparecer por até 2 semanas após entrar em contato com as bactérias que causam a foliculite. A foliculite da banheira quente pode ser causada pela bactéria pseudomonas, que está presente em uma variedade de locais, incluindo as termas aquecidas e aquecidas onde o pH e os níveis de cloro não são adequadamente controlados.
- Golpes de lâmina (pseudofolliculitis barbae). É uma irritação da pele que é causada pelo crescimento de pêlos encravados. É mais comum entre homens com cabelos encaracolados que cortam muito perto. É o particularmente perceptível no pescoço e no rosto. As pessoas que sofrem de cera de biquíni podem desenvolver comichão de barbeiro na região da virilha. Isto pode causar marcas profundas (quelóides).
- Foliculite de Pityrosporum (pit-ih-ROS-puh-rum). Este tipo de foliculite causa comichão crônica, pústulas vermelhas no peito e nas costas e, ocasionalmente, no ombro do pescoço, nos braços, nos ombros e no rosto. A causa são as infecções por leveduras.
Os tipos de foliculite profunda compreendem:
- Sycosis barbae. Esta condição é comum entre os homens que estão começando a fazer a barba.
- Foliculite Gram-negativa. Este tipo de foliculite pode se desenvolver quando se está em tratamento de longo prazo com antibióticos para a acne.
- Bolhas (furúnculos) e carbúnculos. Estes são quando os folículos capilares estão extremamente infectados com a bactéria estafilocococos. Uma fervura é geralmente vista como um galo inflamado vermelho ou rosa. Um carbúnculo é um grupo de furúnculos.
- Foliculite eosinófila (e-o-sin-o-FILL-ik). Este é o tipo mais comum de foliculite que afeta as pessoas que sofrem de HIV/AIDS. Os sintomas e sinais incluem prurido severo e o aparecimento recorrente de espinhas e inchaços que se desenvolvem perto dos folículos pilosos que se localizam na face e na parte superior do corpo. Após a cura, a pele que foi afetada pode parecer mais escura do que era antes (hiperpigmentada). A causa raiz da foliculite eosinófila não é compreendida.
As Razões
A causa mais comum de foliculite é por uma inflamação dos folículos pilosos causada pela bactéria Staphylococcus aureus (staph). A foliculite pode causar fungos, vírus e também uma inflamação causada por folículos capilares que cresceram.
Os folículos capilares mais abundantes podem ser encontrados em seu couro cabeludo e estão por todo o corpo, excluindo solas, palmas das mãos e lábios, e membranas mucosas.
Fatores de risco
Qualquer pessoa pode desenvolver foliculite. No entanto, certas circunstâncias aumentam seu risco de desenvolver a condição, como por exemplo: